Por que algumas músicas ficam grudadas em nossas cabeças?
Você está dirigindo para o trabalho, ouvindo sua rádio favorita, quando Ivete Sangalo começa a cantar "A festa", em mais um programa que se rende ao axé. Quando você chega no estacionamento do escritório, "O dono do beco" está fervendo na sua cabeça.
Você cantarola a canção até sua mesa. Canta-a a caminho do banheiro. Batuca-a durante a reunião matinal. Quando chega a hora de ir embora, no final do dia, seus colegas de trabalho estão querendo matá-lo e você está prestes a arrancar os cabelos de tanto pensar na festa que vai rolar. A música, como chiclete, grudou na sua cabeça.
Por que isso acontece? Por que canções ficam inextricavelmente grudadas em nossas cabeças? Especialistas dizem que os culpados são osearworms, as larvas de ouvido. Não, elas não são parasitas que se alojam em seu ouvido e depositam ovinhos musicais em seu cérebro, mas elas são parasitas no sentido de que elas se alojam em sua cabeça e provocam um tipo de "coceira cognitiva" ou "coceira cerebral" - uma necessidade do cérebro de preencher lacunas no ritmo de uma música.
Quando nós ouvimos uma música, ela ativa uma parte do cérebro chamada córtex auditivo. Pesquisadores da Universidade Dartmouth descobriram que quando eles tocavam parte de uma música conhecida para os sujeitos de uma pesquisa, o córtex auditivo dos participante automaticamente preenchiam com o resto - em outras palavras, seus cérebros continuavam "cantando" muito depois que a música tinha terminado [fonte: Prokhorov].
A única maneira de aplacar a coceira cerebral é repetir a canção mentalmente repetidas vezes. Infelizmente, como as mordidas de um mosquito, quanto mais você coça, mais sente vontade de coçar, e assim vai até que você fica preso em um ciclo musical interminável.
Há muitas outras teorias sobre porque as canções ficam grudadas em nossas cabeças. Alguns pesquisadores dizem que as músicas-chiclete são como pensamentos que você está tentando suprimir. Quanto mais tentamos não pensar neles, mais pensamos. Outros especialistas afirmam que os vermes de ouvido são simplesmente uma maneira de manter o cérebro ocupado quando ele está ocioso [fonte: Universidade de Cincinnati]. Assim como há muitas teorias, há muitos nomes para o fenômeno. Ele vem sendo chamado de tudo, de "repetunitis" a "melodiamania".
Mas por que algumas canções grudam e outras não?
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário