Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cientistas identificam dados em músicas de Adele que fazem as pessoas chorarem

Cientistas identificam dados na música de Adele que fazem as pessoas chorarem (Divulgação)

A ciência tem uma explicação para a canção “Someone Like You”, interpretada pela cantora britânica Adele, levar muitos ouvintes às lágrimas. Pesquisadores canadenses e psicólogos britânicos resolveram analisar a canção da vencedora de seis prêmios Grammy para descobrir por que a música causa uma reação tão emocional em algumas pessoas.

Segundo uma equipe de neurocientistas da Universidade de McGill, a música é capaz de liberar no cérebro humano a dopamina, que é a substância que intensifica a sensação de prazer. Independente da canção ser alegre ou triste, a quantidade da dopamina liberada por uma canção pode ser suficiente para que a pessoa queira passar por aquelas sensações novamente.

É importante destacar que certas características musicais são consistentemente capazes de provocar fortes reações emocionais nas pessoas. Por exemplo, músicas em tom menor, com harmonia de notas em escala descendente, e acordes em bemol são melancólicos por natureza.

Um estudo desenvolvido pelo psicólogo britânico John Sloboda há 20 anos, no entanto, comprova que a presença de um recurso de composição musical chamado appoggiatura intensifica a melodia para um ar mais triste.

A appoggiatura é uma nota que se choca com a melodia da música, para criar uma dissonância sonora. Segundo o psicólogo da Universidade de British Columbia Martin Guhn, essa dissonância gera uma tensão no ouvinte. Sobretudo, quando as notas retornam à melodia harmônica, a dissonância é resolvida, trazendo uma sensação agradável para quem está ouvindo a música. Nesse momento, a pessoa sente leves calafrios, e com a repetição sequencial dessas dissonâncias, as reações são ainda mais fortes. E é aí que as lágrimas começam a fluir.

Na canção “Someone Like You”, as appogiaduras estão em toda a música. A canção começa com um padrão suave e repetitivo, e adele mantém as notas dentro de uma estreita faixa de frequência. Então, quando chega no refrão, a voz da cantora salta uma oitava no tom de sua voz, e o volume da música se torna mais crescente. A harmonia se desloca para um tom mais dramático, acompanhando o teor da letra.

O Dr. Guhn ressalta que, para reforçar o efeito melancólico, Adele modula ligeiramente sua afinação no final das notas longas, um pouco antes do acompanhamento musical ir para uma nova harmonia.

Com todas essas evidências, Adele e Dan Wilson, o parceiro na composição da música, não só construíram uma das mais belas e tristes canções da música pop, como também alcançaram uma fórmula perfeita para o sucesso.

Ouça “Someone Like You”, de Adele.

Seja o primeiro a comentar

Nossos Visitantes .

Visitas Pelo Mundo

free counters

  ©Curiosidades do Brasil e do Mundo - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo