Cientistas criam programa que identifica o quanto uma foto foi retocada no Photoshop.
Hany Farid e Eric Kee, dois cientistas da computação, criaram um programa que identifica quanto uma fotografia foi retocada com Photoshop, informa o tablóide britânico Daily Mail.
Segundo os cientistas, o objetivo é alertar que imagens retocadas por computador - como as de artistas e celebridades publicadas em revistas - criam um ideal de beleza e corpo que pode levar quem acredita nelas até a transtornos alimentares para atingir aquele ideal.
Cientistas criam programa que identifica o quanto uma foto foi retocada no Photoshop Foto: ReproduçãoO programa analisa dois tipos de mudanças, a geométrica (por exemplo, que emagrece braços, pernas ou cintura) e a fotométrica (modificações, por exemplo, no tom da pele ou na remoção de rugas, manchas e celulite). Depois, as fotos são classificadas como "pouco retoque" (nível 1) a "muitas alterações" (nível 5). Para os cientistas, as revistas deviam informar sempre aos consumidores o nível de alterações a que cada foto foi submetida.
Para criar o programa, os pesquisadores da Dartmouth College, em New Hampshire, estudaram 468 conjuntos de fotos, inéditas e retocadas.
Fonte: Extra
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário