Tecnologia do Blogger.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Crustáceo gigante é encontrado na Nova Zelândia

Uma expedição britânica a uma das partes mais profundas do oceano descobriu uma nova espécie de crustáceo enorme e muito parecida com um camarão, segundo informações do jornal Daily Mail desta quinta-feira (2/2). A maioria dos anfípodes, nome dado a esse tipo de animal, tem de 2 a 3 centímetros, enquanto a nova espécie tem 28 centímetros. O supergigante foi encontrado a cerca de seis quilômetros abaixo da superfície do mar, no norte da Nova Zelândia.

Usando câmeras de submersão e uma armadilha de grande porte, a equipe esperava encontrar espécies de um peixe parecido com um caracol, que vivem naquela profundidade. Esses peixes já foram fotografadosmas não são vistos desde a década de 1950. “No momento em que os animais capturados subiram ao convés, ficamos eufóricos imaginando que fosse a espécie que queremos encontrar há anos. No entanto, segundos depois, pensei: ‘Que diabos é isso?’ enquanto observava um anfípode muito maior do que eu jamais imaginei ser possível”, disse Alan Jamieson, o líder da expedição.

Os cientistas disseram que o nome “supergigante” foi dado por pesquisadores dos Estados Unidos que encontraram alguns anfípodes grandes, no início de 1980, no Havaí. O anfípode supergigante não tem sido relatado desde então. “É como encontrar uma barata de metros de comprimento”, descreve.

Segundo Jamieson, o mais surpreendente é que ele já havia ido àquele trecho e àquela profundidade duas vezes e nunca tinha se deparado com aquele animal antes. Depois da descoberta, a equipe voltou ao mesmo local, mas não encontrou nada. “Alguns dias depois, implantamos todo o equipamento novamente, no mesmo local, e não conseguimos fotografar ou capturar um supergigante sequer. É como se eles estivessem lá em um dia e fossem embora no outro”.

O grupo de pesquisadores disse que esses anfípodes são a maior espécie já encontrada e que nunca foram vistos em tal profundidade. O objetivo agora é descobrir se o supergigante pertence à mesma espécieencontrada pelos cientistas dos Estados Unidos, em 1980.

Sete espécies foram capturadas e nove foram fotografadas.

Seja o primeiro a comentar

Nossos Visitantes .

Visitas Pelo Mundo

free counters

  ©Curiosidades do Brasil e do Mundo - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo