Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cientistas flagram um tubarão devorando outro

O exato momento em que um tubarão devora outro foi registrado por pesquisadores do ARC Centre of Excellence for Coral Reef Studies (Centro de Excelência de Pesquisas de Corais), na Grande Barreira de Corais, na Austrália. O predador era um tubarão-tapete (Eucrossorhinus dasypogon), que costuma ficar no fundo do mar esperando a passagem de sua presa. Desta vez, a vítima foi um tubarão-bambu (Chiloscyllium punctatum).

A mandíbula do tubarão-tapete se desloca e permite que o tubarão-bambu tenha sido engolido por inteiro. Esta seria a primeira vez em que esta cena teria sido fotografada.

De acordo com especialistas, 13% das mordidas de tubarões em humanos são de pequenos tubarão-tapete. Elas geralmente ocorrem quando os animais são pisoteados. Daí também vem o nome desta espécie.

Os ataques de tubarão que causaram a morte de pessoas em 2011 foi o maior em duas décadas, de acordo com relatório da Universidade da Flórida.

- O número de casos fatais foram essencialmente em locais remotos, nos quais não há recursos médicos disponíveis – disse George Burgess, diretor do departamento internacional de registros de ataques de tubarão da Universidade da Flórida.

O relatório descreve 75 ataques de tubarão no mundo. Destes, 29 foram dos Estados Unidos, 11 da Austrália, cinco na África do Sul. O Brasil teve dois registros. Como esperado, surfistas e esportistas foram alvo de 60% dos ataques não provocados.
Fonte: Extra 

Seja o primeiro a comentar

Nossos Visitantes .

Visitas Pelo Mundo

free counters

  ©Curiosidades do Brasil e do Mundo - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo